quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Maria - E se não fosse ela?

E se não fosse Maria?




Na verdade, se Maria (Nossa Senhora Aparecida, figura reverenciada no dia de hoje e, por isso, não pelo dia das crianças, é feriado) o plano de salvação teria se cumprido mesmo assim. Se ela não tivesse aceitado o chamado de Deus, ele escolheria outra para que Cristo viesse ao mundo e se fizesse homem e morresse por nós. Mas ela foi temente a Deus e assim como Ester, ela entendeu que "se não fosse por ela, salvação viria de outra parte" e respondeu "eis-me aqui, se eu morrer morrerei"  e se submeteu a vontade de Deus, aceitando a graça de ser a mãe do Unigênito Filho de Deus, Salvador das nossas almas.(Ester 14:13-17 / Lucas 1:30-38). Cristãos conscientes não a reverenciam como "nossa senhora", nem como alguém a quem se possa recorrer, orar ou prestar homenagens. Por isso não comemora-se este dia como os católicos. Há somente um Senhor e Salvador de nossas almas que está vivo assentado á direita do Pai. Ele mesmo disse "eu sou o caminho, a verdade, e a vida e ninguém vem ao pai a não ser por mim.


Porque há um só Deus e um só Mediador entre Deus e o ser humano, Cristo Jesus, homem. 
1ª Timóteo 2:5.


Maria deve ser sim, um exemplo a ser seguido, a respeitamos e admiramos, pois tal qual ela, nenhuma outra mulher pôde experimentar a virtude de gerar o divino em si. Ser virgem e conceber. Ser solteira e ficar grávida em meio a uma sociedade e cultura onde a poderiam apedrejar por tal conduta. Mas o plano de Deus é perfeito, e ele a protegeu, a guardou e a fortificou para que cumprisse a missão. E a missão não era apenas gerar, mas criar, cuidar, alimentar, sustentar e depois, durante os 3 anos de ministério de Jesus, observar seu filho assumir a responsabilidade de ser o Messias, o seu salvador, o nosso salvador. Como deve ter sido pesado admitir e entregar totalmente quem ela chamava de filho, mas que a partir daquele momento tornava-se também seu Mestre.
Se não fosse Maria? Salvação viria de outra parte, pois Deus não desistiria de nós. Mas graças a seu coração que, apesar de jovem e inseguro, era temente a Deus e submisso a sua vontade, nós hoje somos livres para acessar Deus diretamente por meio de Cristo que nos religou ao Pai.

Algumas questões a esclarecer:



1. A virgindade e pureza de Maria:

Para a fé puramente protestante, com respaldo nos escritos bíblicos, Maria era virgem durante a concepção e gestação de Jesus.

"Ela dará à luz um filho, e você deverá dar-lhe o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados".Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor dissera pelo profeta:
"A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe chamarão Emanuel" que significa "Deus conosco".
Ao acordar, José fez o que o anjo do Senhor lhe tinha ordenado e recebeu Maria como sua esposa.
Mas não teve relações com ela enquanto ela não deu à luz um filho. E ele lhe pôs o nome de Jesus." Mateus 1:21-25

Mas, após ter Jesus, por ser devidamente casada com José, Maria era perfeitamente livre para se relacionar sexualmente com ele. Ela deixou de ser virgem sim, assim como José, porém ela não deixou de ser pura. Marcos 6:3 ao 4, é uma das menções bíblicas aos irmãos carnais que Jesus teve, a partir desse relacionamento entre seus pais.
Infelizmente, ainda nos dias de hoje se tem a ideia medieval de que o sexo é pecado e portanto, se Maria tivesse se entregado a José deixaria de ser imaculada. Mas isto é uma  mentira que tem sido contada. Pois o sexo é divino e santo! 

"e os dois se tornarão uma só carne’. Dessa forma, eles já não são dois, mas sim uma só carne. " Marcos 10.8


Ser uma só carne é o simbolo espiritual que o sexo representa. Quando se tem relações sexuais com o outro, você se liga a este e este a você e ambos com Deus. Por isso o adultério foi caracterizado por Cristo motivo de divórcio, pois quando um dos cônjuges se deita com outro, perde-se a ligação espiritual estabelecida entre o casal, deixando de ser uma só carne. O sexo portanto, é santo e divino, criado por Deus, como Paulo disse, um dos manjares que Deus nos deu.
Pecado é no que transformaram o sexo. O sexo se tornou um vício, um entretenimento e um ato de simples satisfação muitas vezes egoísta. Não se há proposito espiritual nem compromisso. O sexo se tornou um fim em si mesmo enquanto na verdade é apenas um meio para que o casal se conheça e se ligue da maneira como Deus planejou.
Também criou-se a ideia de que o sexo era apenas para procriação, o que não é verdade. O propósito do sexo é primeiramente que o casal seja uma só carne (casal: homem e mulher; sobre outros tipos de casais que estão inventando podemos falar em outro post, mas já adianto que Cristo os condena). Como fruto dessa união vem a procriação, os filhos, herança do Senhor (Salmos 127:3).
Maria, consequentemente, pode ser considerada pura e exemplar mesmo tendo tido relações com seu esposo, pois isso era o esperado. Errado seria se ela não tivesse, pois poderia ser repudiada por José pois não estaria cumprindo seu compromisso de mulher com ele, e aí sim, estaria em desobediência a Deus. 

2. Maria era mãe biológica de Jesus, mas sabia que seu posto era temporário, que na verdade era apenas portadora do Rei dos reis.

Eu realmente imagino Maria e José como um casal exemplar. Deviam enfrentar muitas adversidades, preconceitos, fofocas... não sei por que os discípulos não escreveram mais sobre eles, talvez tenha sido a pedido deles mesmo, fico a imaginar. Pois se existia alguém que tinha total consciência de quem era Jesus este alguém eram José e Maria. Os poucos relatos da infância de Cristo só podem ter sido contados pelos seus pais, pois os discípulos só o vieram a conhecer depois de grande. Imagino Maria contando "Jesus desde pequeno já demonstrava seu caráter. Sábio, forte..." e José acrescentava "sim, ele crescia em estatura, sabedoria, e a graça de Deus estava com ele" (Lucas 2.40). E então Maria, mulher virtuosa, adverte: "isto, foque tudo o que escrever nele! Eu e José somos apenas servos e é assim que queremos ser lembrados, como pessoas humildes sem valor na sociedade, que receberam a missão de criar o salvador do mundo. Servos não devem ter destaque, apenas devem ser instrumentos para o verdadeiro Senhor. Fale dele, não escreva muito sobre nós, por favor.".
E assim, você vê os evangelhos falarem muito pouco sobre o casal. Infelizmente, a mentira de que Maria teria algum tipo de poder ou acesso a Cristo e ele então atendesse suas petições diante do Pai, mesmo após sua morte, tem sido contada e criada por muitos. É um assunto extremamente delicado, mas não há base bíblica para que isso se sustente.

3. Uma Mulher especial e exemplar

Maria deve ser exemplo de mulher a ser seguido, exemplo de submissão total a Deus. Mas jamais nossa admiração por ela deve se tornar veneração, adoração ou devoção. Existem inúmeros personagens na bíblia que tiveram experiencias extremamente fortes com Deus e nem por isso eles são tidos como figuras divinas. O que dizer de Elias que foi levado ao céu sem conhecer a morte em uma carruagem de fogo? O que dizer de Moisés cujo corpo foi sepultado misteriosamente pelo próprio Deus? Não deveríamos então dedicar culto a eles? Não são homens tão graciosos como Maria foi? 
O único peso que torna Maria um destaque entre todos os personagens bíblicos, é que em seu ventre ela carregou aquele que libertou a todos. E por isso sim, ela deve ser lembrada e honrada, mas jamais colocada em um patamar mais alto que os demais. Se não fosse ela, seria outra.

Sobre a Adoração / Veneração



Alguns católicos dos tempos atuais, tem se iludido com uma nova mentira: não adore a Maria, venere-a! É como uma foto de um parente querido que você olha. Mas, o quê significa venerar?

Venerar:
1. dedicar reverente respeito e deferência a, ter grande consideração por; reverenciar.
2.render culto a; cultuar, adorar. (fonte: Google.)

No site da Canção Nova, existe um artigo que explica a diferença entre adorar e venerar. De início, parece apenas que estão falando do item 1 da definição, mas quando se fala de "prestar culto", infelizmente fica claro que Maria e os "santos católicos" são colocados em um patamar de celebração e adoração (ainda que não usem o termo), que somente Cristo deve receber. Em outro trecho, eles mencionam que os protestantes prestam culto a arca da aliança e outros objetos... Bem, a não ser que isso seja feito em alguma igreja por aí,  a essência do protestantismo é somente adorar ao Filho! Nós estudamos a bíblia e damos reverencia e respeito (sim o primeiro significado da palavra é o correto a se fazer a figuras bíblicas), mas jamais atribuímos poder, foco de celebração, dedicação ou louvor a qualquer ser ou coisa que não seja Deus. (ver: artigo da cancão nova aqui)
Infelizmente, nos últimos dias, assim como nos dias de Paulo, tem surgido falsos mestres que inventam desvios do foco da igreja que é Cristo e não cabe mais apenas à igreja católica, como na era pré-reforma, o papel de disseminar mentiras sobre a quem devemos dedicar louvor e adoração ou sobre o que precisamos para ser salvos ou ter acesso a Deus. Aí, tenho que concordar com o artigo ao dizer que estamos confundindo o culto. De fato, a essência da reforma tem se perdido.
Vejo muitas pessoas falando "eu não tenho condições de orar" ou, "Deus não me ouve" ou ainda, tem algum objeto, seja um copo de água ou lenço, ou até mesmo a bíblia como uma especie de amuleto que carrega a gloria e poder de Deus.
Segundo a Bíblia, somente a arca da aliança tinha esse atributo, pois o próprio Deus a fez assim, mas ela nada mais era do que o simbolismo do que o ser humano se tornaria após a morte e ressurreição de Cristo. Nós hoje somos quem podemos transportar a glória de Deus "Cristo em nós, a esperança da Glória" (Colossenses 1).
Se observarmos o velho testamento, os israelitas não prestavam culto, apenas usavam como um canal para que o sacerdote se ligasse a Deus. Cristo o sacerdote eterno, não precisa de arca, pois ele mesmo é a glória de Deus e assim, nós podemos entrar em contato com o Pai por meio dele. 

ACEITE: Você não precisa de NADA para chegar ao pai, conseguir cura, poder e relacionamento íntimo com Deus. Somente ir após Cristo, tomar a sua cruz segui-lo e o confessar como único e suficiente salvador. Nesta cláusula se acolhe todas as demais que seriam buscar santificação, adorar a Deus somente, amar a Deus, a si mesmo e ao próximo. Tome a sua cruz e seja livre! (Lucas 9:23 / 1ª João 4:15). 

Por que recorrer a intermediários se posso ir a Cristo?


Se Cristo se deu por nós para que tivéssemos livre acesso ao Pai e, somente ele, executou o sacrificio perfeito, por que recorrer a outros? Por que orar a outros se Cristo já é suficiente? Não seria isso mais uma distração do real objetivo divino de nos conectar a Ele?
Em 1ª Pedro 1: 14 ao 17, vemos que todos nós devemos buscar a santidade e em Cristo somos santos, por que Ele nos justificou. Não existem santos especiais. Nem por obras podemos ser exaltados, por que Dele por Ele e para Ele são todas as coisas. (Romanos 11:36)

Mas este, porque permanece eternamente, tem um sacerdócio perpétuo.
Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.
Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores, e feito mais sublime do que os céus;
Que não necessitasse, como os sumos sacerdotes, de oferecer cada dia sacrifícios, primeiramente por seus próprios pecados, e depois pelos do povo; porque isto fez ele, uma vez, oferecendo-se a si mesmo.
Porque a lei constitui sumos sacerdotes a homens fracos, mas a palavra do juramento, que veio depois da lei, constitui ao Filho, perfeito para sempre.
Hebreus 7:21-28
Não constituamos mais "homens fracos" como sacerdote ou intermediários entre nós e Deus. Seja você católico, protestante, evangélico, adventista ou qualquer outra denominação cristã, lance fora o engano dos subterfúgios para a religação com Deus. Se você tem a Cristo você tem tudo.

Somos bons pois fazemos o bem



O merecimento da Salvação ou da intimidade com Deus também é outra mentira contada por muitas denominações cristãs. Por fim, esse talvez seja o principio de todo engano. (Hebreus 4: 15- 6).
Quando pensamos que é por merecimento, ao menor erro cometido, damos vazão a pensamentos liberados por satanás de acusação, de que Deus não falará mais conosco, de que ele nos rejeitará e nos abandonará e que precisamos recorrer a outra pessoa "mais santa". Baseado nisso, muitos lideres tem manipulado os fies ao longo de toda a história, alegando que é preciso ser ou entregar algo para Deus além de sua dedicação e amor, para ser salvo ou aceito por ele.
Em cima disso também, é que beatificamos as pessoas como Madre Teresa de Calcutá, por exemplo que, por ser uma cristã exemplar e viver uma vida de agrado a Deus, torna-se uma figura a ser idolatrada e "santificada" como divindade. Essas pessoas devem ser exemplo de que todos nós podemos, mesmo com nossas falhas, romper as concupiscências da carne e vivermos dedicados a Cristo. Mas, todos nós pecamos e destituídos fomos da glória de Deus e assim, por meio de Cristo, recebemos, TODOS NÓS, o direito de sermos filhos de Deus, templo do Espírito Santo e representantes do reino de Deus na terra. Não por merecimento, mas por misericórdia.
Não se iluda: nós nunca seremos bons o suficiente para merecermos o amor de Deus. Até porque, amor por merecimento não é o amor, não é mesmo? Não se ama pelo que se faz mas pelo que se é.
E nós somos escolhidos de Deus, seus filhos amados. (em outro post falarei sobre a justiça de Deus que é assunto bastante complexo e vasto).


"Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo"

Tito 3:5


Conclusão


Quando nós entendermos isso, compreenderemos que Jesus é leve, seus mandamentos não são pesados e viveremos em conexão direta e constante com Deus, vivendo a vida plena que ele conquistou por nós, sem necessidade de intermediários, sejam pessoas ou coisas. E um dia, poderemos, espero, encontrar Maria no céu e finalmente conversar com ela e ouvir suas experiencias como "mãe do messias".  Eu com certeza vou querer fazer isso. Imagino que ela irá me dizer "olha, tudo o que eu vivi com ele na terra não se compara com o que vivo com ele aqui, ele é nosso Senhor e Eterno Mestre!". Como será lindo poder ver o rosto de Jesus!

Um dia, todo engano será derrubado, toda mentira desmascarada, e todo que crê em Cristo como seu único e suficiente salvador será livre pra sempre.
Enquanto isso, sigamos o exemplo de Maria, entendendo que se não for você, Deus levantará outro, mas SE FOR VOCÊ, se for eu, se dissermos "sim" ao chamado de Deus, teremos a oportunidade de viver uma história inesquecível com Deus que poderá transformar vidas, e quem sabe a história do mundo, para sempre!

byPIU

Dia 31-10 - Dia da Reforma Protestante (Somente a Escritura; Somente a Graça; Somente a Fé; Somente Cristo; Somente a Deus, Glória)


Nenhum comentário: