sábado, 31 de outubro de 2009

Amigos e Irmãos...

Na estrada da nossa vida inúmeras pessoas cruzam nosso caminho. Por falta de entendimento ou por força do hábito, ou por carinho, quem sabe por consideração, chamamos a muitos de amigos.
Com o passar dos meses nos apegamos mais a algumas e chamamos de coração de "meus amigos". Guardamos aquelas pessoas em nossos corações, fazemos o possível pra ajudar quando precisam...
Eh... eu tenho aprendido que muita das vezes nos tornamos amigos sozinhos. Podemos passar horas nos dedicando a pessoas que mais cedo ou mais tarde nem lembrarão de você, ou se lembrar, não farão isso conhecido a você.
Mais, uma frase me chamou atenção: "Não pode ser amigo quem não ama incondicionalmente". E isso é a pura verdade. Quando estamos ao lado da pessoa querida, dizemos "amigos pra sempre", "conte comigo sempre", "nunca vou te esquecer". Mas, ao menor sinal de ingratidão, ou quando nos sentimos caídos no esquecimento, negamos todas essas palavras de amizade eterna.
Penso que estamos mesmo errados. Somos mesmo todos iguais. Enquanto um esquece, o outro exige amor e lealdade. Mas o amor, a amizade, a cumplicidade se conquista, jamais se impõe.
Talvez as pessoas só precisem de um tempo pra poder ver que sozinhas nada podem fazer.
Em contra partida, aprendi também que não devo me apegar a ninguém. Devo ser verdadeira, sincera, amiga, demonstrar meu amor e dar meu carinho a quem precisar, ainda que daqui há uns meses nem seja lembrada e meus gestos não sejam valorizados. Porque na verdade, acredito que deixamos marcas. Somos "cartas vivas" , seladas pelo selo do Senhor que nos criou para seu propósito e cumprir seu mandamento maior "Amar ao próximo como a nós mesmos".
Ora, se eu sempre erro, vivo decepcionando a mim mesma, e ainda assim continuo acreditando em mim, porque não estar de braços abertos a quem um dia me fez sorrir, me deu motivos para ser chamado de amigo.
Outra lição interessante. A vida é mesmo feita de fases. Durante essas fases, algumas pessoas serão apenas amigos. Mas outras, mais que especiais, poderão se tornar irmãos. Em Provérbios 17.17. o rei Salomão disse que "em todo o tempo ama o amigo, mas na angústia nasce o irmão".
Que lindo isso! Esta semana vivi algo que me fez sentir isso na pele! Algumas pessoas riem comigo, dançam comigo, conversam comigo.. em todo o tempo.. nos momentos mais alegres elas estão ali. E agradeço a Deus por isso.
Mas, em momentos de dor, de dificuldade e desespero..ha....não .... Não serão as mesmas pessoas que estarão ali. Será selecionada umas duas, ou uma entre todos os seus amigos para se tornar seu irmão.

Será quem te ajudará no momento de falta. Quem te ligará pra saber o que aconteceu. Quem vai te fazer enxergar que não as coisas não estão tão ruins assim como você pensa. Quem vai te fazer sentir protegido. O irmão enviado de Deus.

Como é bom saber que isso é verdade!

Há tempo para tudo. Tempo de abraçar.. tempo de afastar-se... tempo de sorrir.. tempo de chorar...
E há tempo de descobrir dentro de um amigo, um irmão. A este, nem a maior distância fará cair no esquecimento.


Deus abençõe !!!

byPIU

Um comentário:

Doutrina Cristã disse...

sao como o gira sol... tem no coração o amarelo do ouro... só ver quem ama...