terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

BIO - A Informática e Eu :)


Sou de uma cidade do interior, e tive acesso à internet e computares com certeza um pouco mais tarde do que muita gente por aí, Aos 11 anos eu fiz meu 1º curso de informática na única escola que existia na minha cidade. Fiz MS-DOS e Windows 3.11. Nunca tive um video-game, ou qualquer tipo de tecnologia além de uma TV e um vídeo-cassete. Sem falar na minha maior paixão, o aparelho de som, o qual ocupava maior tempo de minhas tardes, ouvindo músicas, gravando e regravando fitas cassetes, copiando músicas de cds. Isto, quando não estava escrevendo ou lendo.
Somente aos 16 anos, decidi fazer prova para a Escola Politécnica de minha cidade e passei. Aos 17, iniciei o curso Tecnico em Informática, onde tive contato com o que vinha a ser, de verdade, o funcionamento de um computador. Sempre tive vontade de saber como ele funcionava por dentro e como tudo aparecia na tela. Logo, apesar de ter um pouco de dificuldade inicialmente, minha matéria preferida era Linguagem de Programação, seguida da de Banco de Dados, onde também fazíamos análise e levantamento de requisitos.
Somente ao 18 anos ganhei meu primeiro computador. Em um estágio acessei pela 1ª vez a internet, ainda discada.
Aos 20, através de uma lan house pública, criei meu primeiro endereço de email (msn) e comecei a descobrir como a internet era maravilhosa.Fiz um curso de montagem e manutenção de computadores e comecei a consertar computadores de algumas amigas, sem levar isso como profissão, pois queria mesmo era programar. No entanto, na minha cidade o mercado era, e ainda é, muito fraco para um desenvolvedor de sistemas, e acabei indo parar no comércio, como auxiliar de vendas.
Quando já achava que minha praia não era mais a informática, surgiu a oportunidade de fazer a faculdade. Como sempre estudei em colégio público, tive muitas dificuldades no vestibular, e meus pais e eu não tínhamos dinheiro para pagar um pré. Com o trabalho no comércio também, mal tinha tempo de estudar ou pensar em algum outro tipo de curso.
Quando surgiu o PROUNI, refiz o ENEM e consegui média para concorrer a bolsas e consegui integral para o curso de Sistemas de Informação.
Desde então, minha vida foi mudando e venho superando inúmeros desafios, como viajar 4 horas/dia (ida e volta), tentar emprego longe da cidade, e por fim, morar longe de casa.
Hoje, com 2 anos de formada, estou conluindo minha 1ª Especialização em Engenharia de Software com Java EE, e já estou pra iniciar meu MBA em Gerência de Projetos. Trabalho como analista de sistemas junior, prestando consultoria em um cliente, onde estou alocada há 9 meses, tendo 1 ano e 2 meses de empresa.
Escrevi tudo isso para que, se alguém teve ou está tendo as mesmas dificuldades que eu (ou outras piores), reflita e não desista. Ainda há muito o que crescer e aprender, mas saiba que sempre podemos chegar lá e burlar o nosso destino, com a ajuda de Deus e muito esforço.
Amo Análise Orientada a Objetos, trabalho com e adoro JAVA, e estou iniciando minhas aventuras com Grails.
Certamente, não sou uma Nerd, mas sou alguém que a cada dia, ultrapassa limites e  que já conseguiu ir além do que muitos imaginavam, e isto é apenas o começo. O fato de ser mulher é um adendo, que torna a transposição de barreiras ainda mais interessante. 
Amo trabalhar com homens, mas faço questão de ser diferente. E é assim que acho que a mulher deve vencer no mercado. Fazendo diferença e impactando o mercado de tecnologia, com muito suor e cérebro. Bonitas mas jamais fúteis. Pois o maior valor de uma mulher está do lado de dentro.





byPIU

2 comentários:

Ernesto Castanha disse...

Olá tudo de bom ...
Obrigada por seguir o meu blog .
Também estou a seguir o seu , como poderá ver .
Todos os blogs que sigo são partilhados no Twitter .
O seu já foi partilhado
Parabéns o seu blog está magnifico .


Ernesto
ernestocastanha.blogspot.com
ernestocastanha.blgs.sapo.pt

Anônimo disse...

É muito importante ler e saber que tudo isso é verdade!!!
Pois pude participar um pouquinho!!! Isso é um grande incentivo e nos mostra que somos capazes sempre!
Basta lutar e jamais desanimar!
Parabéns Priscila! Tenho muito orgulho de ser sua amiga!!!
Deus te abençoe!!!
Sempre visito seu blog e está de parabéns!!!
Beijos
Celimara