quinta-feira, 30 de abril de 2015

Sobre o TEMPO..




Não empurre e nem puxe o seu tempo.
Não tem essa de viagem na máquina do tempo
Nem voltar para o futuro, muito menos para o passado
Pior ainda, trazer tudo para o presente, junto e misturado...

"Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu:
tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou,
tempo de matar e tempo de curar, tempo de derrubar e tempo de construir,
tempo de chorar e tempo de rir, tempo de prantear e tempo de dançar,
tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las, tempo de abraçar e tempo de se conter,
tempo de procurar e tempo de desistir, tempo de guardar e tempo de lançar fora,
tempo de rasgar e tempo de costurar, tempo de calar e tempo de falar,
tempo de amar e tempo de odiar, tempo de lutar e tempo de viver em paz."Eclesiastes 3:2-8

Em um dos livros da série "As crônicas de Nárnia" o tempo é representado por um ancião que dorme tranquilo, e no tempo certo, na "última batalha", ele se levanta e faz o que tem que ser feito.
É uma figuração do que não se poder pegar com as mãos, não se pode medir, tocar, ver ou mudar... é o tempo!
Afinal quem inventou o tempo? Ele de fato existe por conta da nossa percepção das coisas e da necessidade que temos de contar e marcar as épocas e períodos.
No livro "Em chamas" da série "Jogos Vorazes", temos um bom exemplo de como o tempo é marcado.. fenômenos ocorrem em momentos específicos que fazem os participantes dos jogos perceberem que estavam dentro de um relógio.
Do mesmo modo nós criamos a noção do tempo a partir das estações, do nascer e do pôr do sol, das fases da lua.. e fomos evoluindo ao ponto que estamos hoje..
Mas por quê que ele tem ficado assim tão pequenininho? Afinal, ele existe de fato? Se é por conta de nossa percepção, então será que o paramos de perceber?
Será que a pouca observação dos fenômenos naturais e exagerada dos fenômenos artificiais não nos fizeram consumir toda a nossa capacidade de perceber o tempo? De sentir as estações, as mudanças, o cronômetro biológico que nos foi dado para nos orientar... será que não é preciso parar uns instantes e perceber o invisível?
Difícil, neh? Não tempos paciência para o tempo. Paciência de esperar o que de fato é, passar a ser, e tentamos marcar e remarcar os nossos calendários criando marcos para alcançar sem ter a consciência de que o tempo, na verdade, ele não existe, apenas sente-se que as coisas passam, ocorrem e discorrem em seus ciclos, idas e vindas...
Quantos já não tentaram entender o espaço e tempo... e o que precisamos na verdade é só do espaço! Dar um espaço á nossa mente, à nossa alma para voltar ao estado original de calma onde somente Deus é o Senhor de tudo. O tempo e o relógio são dele.

"Ele muda as épocas e as estações; destrona reis e os estabelece. Dá sabedoria aos verdadeiros sábios e entendimento aos que buscam discernir e conhecer. Revela mistérios profundos e enigmas ocultos; conhece o que jaz nas trevas, e a luz habita nele em todo o seu esplendor." Daniel 2. 21 e 22.

Tudo o que precisamos é perceber, observar aquilo que já é aguardando o que virá em paz e na paz daquele que tudo vê e tudo governa.
Uma frase que tem surgido muito em minha mente é "Deus nunca perdeu o controle ... Ele sempre esteve lá"!
É caótico e demais terrível e maravilhoso para nós contemplarmos e compreendermos as grandezas do Pai. Mas se pararmos para perceber, abrindo a janela da alma, deixando seu Espirito inundar o nosso espírito, entenderemos que somos uma partícula de uma imensidão incalculável, mas também semelhança de um ser de amor inexprimível que nos deseja relevar segredos e nos dar a certeza do amanhã... Sem correrias, sem tensões, sem a necessidade de marcar todas as horas e programar todos os momentos! Simplesmente deixar Ele ser.. Ele acontecer.. Ele ser o Senhor do nossos dias.. do nosso tempo..

Eu estou aqui.. simplesmente me ocorreu escrever isto. Porque olhando pra toda a minha vida, e são apenas 3 décadas, das quais ao menos uns 3 anos não consigo rememorar, percebi como sou tão pequena. Como sou tão "bobinha" e bato tanto, soco tantas portas e tenho tentado puxar o meu tempo, fazer as coisas acontecerem já! Mas basta parar pra meditar e consigo ver o meu tempo sendo moldado pelas mãos de Deus e tudo acontecendo no tempo que tinha que acontecer, independente das minhas lutas e forçações.

E essa deve ser uma das grande lições que Ele quer me ensinar.. "Aquele que pede, recebe. O que busca, encontra. E a quem bate, abrir-se-lhe-á a porta. " Mas é preciso perseverar pacientemente. O que é diferente de insistir desesperadamente.

"...que tenham toda a perseverança e paciência com alegria,..." Ou seja, uma expectativa alegre!
Colossenses 1:11


O que não controlamos, não podemos dominar.. isto é o tempo... 

"Ele fez tudo apropriado a seu tempo. Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade (essa nossa vontade de algo mais); mesmo assim este não consegue compreender inteiramente o que Deus fez. (Deus é mistério)
Descobri que não há nada melhor para o homem do que ser feliz e praticar o bem enquanto vive (viver cada momento no seu melhor). Descobri também que poder comer, beber e ser recompensado pelo seu trabalho, é um presente de Deus. (façamos a nossa parte com gratidão)
Sei que tudo o que Deus faz permanecerá para sempre; a isso nada se pode acrescentar, e disso nada se pode tirar. (..com paciência e humilde conhecimento de que dependemos de Cristo) Deus assim faz para que os homens o temam.
Aquilo que é, já foi, e o que será já foi anteriormente; Deus investigará o passado."(Deus conhece tudo e nos deseja livrar do mal futuro, também nos curando dos males passados; a nós só cabe fazer o nosso melhor no tempo que nos pertence: o hoje)
Eclesiastes 3:11-15 (meus comentários enfáticos em italico)

byPIU

Nenhum comentário: