quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

"Não confunda desejo com certeza"

"Não confunda desejo com certeza"

Esta frase foi dita pela personagem Violet Crawley, a matriarca da família Crawley em um dos episódios da série Downtown Abbey.

Na época, inciei este post, colando a foto dessa personagem que emitia várias frases bacanas como essa, mas acabei por fim, não escrevendo nada. Acho que ainda não estava amadurecida o suficiente para aceitar essa verdade: Desejo não é certeza.

Muitas vezes queremos tanto algo, que o visualizamos quase que esquizofrenicamente, e acreditamos muito que poderá ser real um dia. Acreditamos tanto, que o desejo torna-se uma fé que parece mesmo capaz de mover montanhas.

Mas a fé sem um firme fundamento não é mais do que emoções e força de desejo que culmina em pensamentos positivos que te fazem "sentir" que algo pode ser conquistado, alcançado ou simplesmente acontecer. Infelizmente, porém, confundimos nosso desejo com certeza.

O desejo sozinho não muda nada. A vontade sem a força não te levanta da cama. A fé sem fundamento só te cega diante da realidade. É preciso usar o tal pensamento positivo para agir, para organizar as ideias e verificar o que se pode fazer para conquistar de fato o que se quer.

Claro, orar a Deus, ter fé que ele lhe abrirá as portas, te deu inteligência e vida para correr atrás dos teus sonhos é fundamental. Eu não consigo tomar decisão alguma que seja acertada sem a direção Dele. Mas ele dá a direção, a decisão quem toma sou eu. A atitude de se levantar e agir diante de uma situação é minha, nem que a atitude seja orar, pois há de convir que existem fases na vida em que é somente o que nos resta.

No entanto, o que quero tratar aqui é sobre aqueles sonhos, aquelas metas mal definidas da nossa vida. Aquela viagem dos sonhos, aquele emprego, aquele salário, aquele casamento, aquele carro, aquela missão social, aquela música não escrita, aquele instrumento não tocado, aquele concurso...
Sabe, aquelas coisas que sabemos que demanda muito mais do nosso esforço do que de ação sobrenatural? Então, não se realiza somente com desejo.

Há também a questão do amor. As vezes queremos tanto alguém ou estar com alguém que, ao menor sinal de possibilidade, ou na primeira pessoa legal que parece te dar bola, coraçõezinhos começam a brotar dos olhos e o desejo de estar com a pessoa é tão forte, que acaba que se torna utopicamente uma certeza falsa de que a pessoa te corresponde, quando na verdade não. Muitas pessoas tendem a permanecer em relacionamentos nocivos, sem atitude alguma, pela "certeza" de que o outro o ama ou se importa, quando na verdade não.

Tenhamos cuidado com nosso coração, ele é enganoso. Cuidado também com nossas emoções pois elas mentem e nos confundem. O quanto mais pudermos ser racionais melhor. Mesmo a fé, ela deve ter razão em si, estando fundamentada em sólidas convicções de que há um Deus que tem planos melhores para nós e nos dará discernimento e tempo oportuno para realizar.

Não confunda desejo com certeza. Certeza, só se tem diante de fatos conclusivos. Desejo é apenas desejo.

DICA:

Enumere seus sonhos:

Liste seus sonhos e marque um check nos que já realizou. Os que não realizou, pare e pense o quê tem feito para que se realizem. Reflita sobre eles, se realmente são sonhos que edificarão a tua a vida e/ou a de outros ao redor. Qual é o foco e objetivo de cada sonho?
Vale a pena? Então bora começar a lutar por eles! Nunca é tarde para sonhar!



bYPIU

Nenhum comentário: