terça-feira, 11 de abril de 2017

Nós, os ansiosos

Uma amiga fala que precisa marcar um encontro para colocar o papo em dia, e você já fica pensando em quando poderá ser, onde, como, quem mais poderá ir, o quê comer?
Esperar 10 minutos para você é como se fosse a espera de 1 hora?
Sua língua não dá conta de tudo que teu cérebro quer expressar?
Então, bem vindo ao clube dos ansiosos!



Somos inquietos. Ficar parado olhando pro nada não é uma opção. Nunca, jamais! Temos que estar fazendo algo, objetivo, que ocupe de fato as nossas funções cerebrais.
Silêncio total? Que tal pôr uma música? A não ser que estejamos a fazer o que mais amamos: planejando! Maquinando, elucubrando, desenhando, modelando e analisando o futuro.

O quê comprar no super mercado amanhã? Viaja em 2 meses e já quer arrumar as malas? E aquela mensagem de texto que você enviou e não responderam? Será que a pessoa foi abduzida por extra-terrestres?

O ansioso é sobretudo imaginativo, especulativo. Ama criar novas idéias e precisa estar sempre se ocupando, seja com seus hobbies ou com o trabalho. Se for um ansioso criativo então, com uma veia artística como eu, estar desocupado é motivo para ficar depressivo.
Quer ver um ansioso calmo, dê algo para ele planejar. Algo futuro para que ele coloque sua imaginação e inquietação em uso. Você pode tentar também outros tipos de calmantes naturais, como praia, música, dança, chocolate, doces, uma história empolgante, abraços apertados e sorrisos escancarados.

E o ansioso sofre, e como sofre! Ele não entende por quê as coisas andam tão devagar. O relógio é um inimigo voraz.
As redes sociais precisam ser usadas com moderação e as notificações do smartphone, de tempos em tempos, desativadas, pois existem momentos em que a ansiedade pode virar angústia.
É preciso relaxar, acalmar e respirar fundo. Nós, os ansiosos, temos a tendência a querer controlar o tempo, a dar um jeito pra tudo e resolver logo todas as situações, da maneira mais imediata possível. Queremos aprender rápido, planejar rápido e executar mais rápido ainda.

Mas, com o tempo, a vida ensina que ir devagar também faz parte e que o ansioso precisa aprender a se controlar. Então, depois de uma quebrada de cara aqui, uma trombada ali, agente descobre que existe um freio que pode ser acionado sempre que necessário e valoriza o 'estar quieto'. Valoriza a espera, a demora e até o atraso. A vida faz descer goela abaixo a verdade amarga de que tudo tem um tempo certo, e tem que ser assim e ponto!
Até porque ninguém merece um ansioso o tempo todo, neh? Cuidado pra não ficar chato! =D

Por isso, procure ser leve, procure descobrir uma válvula de escape saudável e largue essa mão do controle, deixando as coisas estar. Hum... essa expressão 'deixe estar' dá até tique, neh? Como assim deixar rolar? As coisas precisam ser feitas com ordem, precisam ser organizadas, calculadas, premeditadas... ooops! STOP!

Nem tudo na vida é controlável, bebê! Segura a onda e sim, deixe ser, let it be! E quando for pra equilibrar aquelas pessoas extremamente calmas, use a ansiedade pra dar impulso, mas só pra pegar o motor, e depois deixe correr.

Você precisa aprender a esperar em calma.

A ansiedade é como uma alavanca no mundo. Mas equilíbrio é também importante no nosso pequeno mundindo pessoal de expectação.

byPIU
"Pra começar
Cada coisa em seu lugar
E nada como um dia após o outro"
(Tiago Iorc)


Nenhum comentário: