quinta-feira, 22 de outubro de 2015

O amor não correspondido de Deus.

Segue o esboço de uma palavra que ministrei em um culto jovem na Primeira Igreja Batista do Ingá, em Niteroi, em 2012.  Encontrei e decidi compartilhar. Espero que seja proveitoso a quem ler.



*******************************************************

O Amor Não Correspondido de Deus



O livro de Oseias fala do amor de Deus de uma forma muito intensa.

Inicialmente, vemos Deus ordenar ao seu servo Oseias que tomasse uma mulher devassa como esposa e também os seus filhos de devassidão.

“Palavra do SENHOR, que foi dirigida a Oséias, filho de Beeri, nos dias de Uzias, Jotão, Acaz, Ezequias, reis de Judá, e nos dias de Jeroboão, filho de Joás, rei de Israel.

O princípio da palavra do SENHOR por meio de Oséias. Disse, pois, o SENHOR a Oséias: Vai, toma uma mulher de prostituições, e filhos de prostituição; porque a terra certamente se prostitui, desviando-se do SENHOR. “
Oséias 1:1-2

Deus aí, esta montando uma alegoria do seu amor para com Israel, seu povo.
Não se sabe ao certo se Oseias realmente vivenciou esta situação ou seria apenas de uma história contada ou encenada por ele. Mas o importante a ser ressaltado, é o que Deus quis dizer com essa alegoria.

“Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro.” I Joao 4.19

Deus nos amou primeiro. Antes do princípio do mundo. Mas nós sempre o machucamos desdenhando seu amor, desprezando seu carinho por nós.
Pior ainda, nos deixamos levar por outros amores, erguemos outros altares em nosso coração e desviamos nossa adoração e nosso amor de Deus. Como uma mulher adúltera abandona seu marido e sai à procura de outros braços, desprezando aquele com quem tem um pacto de fidelidade, Israel e, porque não dizer, todos nós ao longo da história da humanidade, temos nos desviado daquele que nos amou com profunda afeição.

“O meu povo está decidido a desviar-se de mim. Embora sejam conclamados a servir ao Altíssimo, de modo algum o exaltam. “ Oséias 11:7

No livro de cantares também temos uma alegoria ao amor de Deus por sua igreja, usando o relacionamento de homem e mulher. Deus nos compara com uma noiva que anseia por estar perto de seu noivo, pois o amor que se encontra nesse tipo de relação, normalmente é um tipo de amor que não mede esforços para estar com o objeto do amor.

“Por favor, sustentem-me com passas, revigorem-me com maçãs, pois estou doente de amor.
O seu braço esquerdo esteja debaixo da minha cabeça, e o seu braço direito me abrace.
(...)
Escutem! É o meu amado! Vejam! Aí vem ele, saltando pelos montes, pulando sobre as colinas.
(..)
O meu amado falou e me disse: Levante-se, minha querida, minha bela, e venha comigo.
Veja! O inverno passou; as chuvas acabaram e já se foram.(...)
Levante-se, venha, minha querida; minha bela, venha comigo. “
Cânticos 2:5-13

Mas, da mesma forma, o amor humano é também usado em Oseias, para demonstrar o amor não correspondido de Deus. Nossa falibilidade nos faz muitas das vezes desvalorizar alguem que nos ama com toda pureza e integridade de coração. Ou até mesmo porque direcionamos nosso amor para a pessoa errada ou de forma errada, não conseguindo ter o desejado retorno.
Quem nunca viveu um amor não correspondido? Quem nunca desejou amar e ser amado, sendo frustrado ao descobrir que estava amando sozinho?
Quão dura é essa dor! Quão forte é o sentimento de rejeição, desprezo, e solidão que se abate sobre alguém que ama e não é correspondido!
Até nisto Deus pode nos ajudar. Pois ele é expert em amar e não ser correspondido. O amor de Deus em Oseias capitulo 11 é também comparado ao amor de um pai.
Ele diz através de seu profeta: “Quando Israel era menino, eu o amei, e do Egito chamei o meu filho.” Oséias 11:1
Mais uma vez, Deus usa um tipo de amor forte e resistente para comparar ao seu sentimento.
Eu pergunto aos pais: como seria amar seu filho enquanto o mesmo não te dá a menor atenção, ou não demonstra sentir o mesmo?
Espero que todos os pais tenham seu amor reconhecido por seus filhos. Mas existem muitos que lutam e não conseguem conquistar sua prole, e tem que ver seus filhos trocando seu amor e acolhimento pelas drogas, pela bebida, por amigos, por desejo desenfreado de independência, e tantos outros fatores que podem levar alguém a abandonar seus pais.
Você pai, também pode saber dizer como doi amar e não ser correspondido.
É assim que Deus se sentia em relação a Israel naquele momento. E é assim que ele se sente hoje em relação a muitos que estabelecem outros altares em seus corações.
Porém, o mais lindo do amor de Deus é que ele nos ama de forma incondicional e indesistivel.
Podemos ver isto nos vers 8 e 9.

"Como posso desistir de você, Efraim? Como posso entregar você nas mãos de outros, Israel? (...)

O meu coração está enternecido, despertou-se toda a minha compaixão.
Não executarei a minha ira impetuosa, não tornarei a destruir Efraim. Pois sou Deus, e não homem, o Santo no meio de vocês. Não virei com ira. “
Oséias 11:8-9

Ah! Que sorte a nossa!!! Deus não guarda ressentimentos! Ele jamais desiste de nós pois ele não nos ama como nós amamos. “Como posso desistir de você???”(...) “Não sou homem, sou Deus”.

● Não se preocupe. Muitos caras podem não ter te amado, não ter te valorizado, mas Deus não ama como um cara, ele nos ama como Deus. O amor ágape, incondicional, sobrenatural, que nunca falha.

● Não se preocupe se muitas garotas te desprezaram jovem, fazendo você se achar indigno de afeição, ou gerar ressentimentos e lembranças ruins do passado que te impedem de crer no verdadeiro amor. Deus possui o verdadeiro amor que lança fora todo o medo e cura toda e qualquer ferida.(IJoão 4.18).

● Não se preocupe pai, não se preocupe mãe, se teu filho te menospreza, se ele não te liga mais, se ele não se importa com tua vida... Deus não ama como um filho ama. Ele é Deus e não homem.

● Não se preocupe, filhos, se teu pai ou tua mãe não enxerga em você o filho desejado, se eles não te tratam com carinho ou amor. A palavra de Deus diz que como um pai se compadece do filho assim Deus nos ama (Slm 103.13), mas esse amor vai além, pois a bíblia também diz que ainda que uma mãe se esquecesse do seu filho, ou como vemos hoje, ainda que uma mãe jogasse seu filho fora, no lixo, ainda assim, Deus não se esqueceria de nenhum de nós.(Is. 49.15)

“Atraí-os com cordas humanas, com laços de amor“

Oséias 11:4

Não importa o quanto você despreze a Deus, o quanto você não entenda o amor que ele tem por você. Ele te ama. E irá te atrair com cordas de amor. Ele não vai desistir de você! Ele vai lutar por você até o fim.

“Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados.” 1 João 4.10

Este é o poder do amor de Cristo. Ele venceu até a morte por nós e nos deu esse direito e esse poder também, através de seu sangue. Não desprezemos esse amor. Não deixemos que outra coisa, outra pessoa, outro deus ou seja o que for, ocupe o lugar que é somente de Deus em nosso coração. Corresponda ao amor de Deus. E sinta toda a intensidade e toda a pureza e força do seu sentimento.(Rm.8.35)
E só assim, poderemos crescer em amor. Vamos para Fl. 1.9 “Que o vosso amor cresça mais e mais”.
Impossível , eu e você, seres tão falhos amarmos com pureza e como Cristo nos ama. Mas este é o maior mandamento:

“amá-lo de todo o coração, e de todo o entendimento, e de toda a alma, e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios.” Mc. 12.33

Se você quer agradar a Deus, primeiro ame. Peça a ele que te ensine pois somente com ele, reconhecendo o amor dele por você, é que você poderá aprender a amar como ele te amou e como a si mesmo. Sem ressentimentos, sem mágoas. Liberando o perdão ao invés do rancor.
E que assim, o nosso amor cresça. Por Deus, por nós mesmos, por nossa família, por nossos amigos, por nosso próximo.

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
João 3.16




byPIU



   

Nenhum comentário: