segunda-feira, 26 de outubro de 2015

O ENEM e o que eu penso...

Ao meu ver, o ENEM não pode mudar a cabeça de um jovem cujos pais deram-lhe boa educação e ensinou o caminho em que se deve andar. É apenas uma prova. O ensinamento deve estar em casa. Quanto ao nascer mulher.. e tals... pela minha interpretação, Simone de Beauvoir estava se referindo de maneira extremamente feminista sim, a como os seres humanos do sexo feminino sempre foram vistos, tratados e julgados de forma diferente em virtude de seu gênero sexual. Ela é muito tendenciosa, na minha opinião ao dizer que algumas maneiras são  nos impostas pela sociedade, logo somos femininas porque dizem que temos que ser assim e masculinos, os homens, porque também os induzimos a isso. Por tanto, interpreta-se no texto que qualquer ser humano pode ser o que quiser, desde que se enfrente essa influência. Sabemos que a  biologia, afinal é o que somos. Sabemos que são os hormônios e a própria natureza quem transforma o corpo da mulher e do homem ao longo de suas vidas para serem diferentes entre si e terem qualidades específicas. Claro que há situações em que esses hormônios estão em desequilíbrio (homem com voz fina, mulher peluda.. etc), mas isso não muda a essência do gênero sexual (Feminino ou Masculino).
Logo, o texto inteiro da filosofa poe em aberto a questão tão discutida atualmente se a biologia realmente define o que somos, se homem ou mulher.
Deus criou o ser humano e todos os animais (exceto alguns poucos hermafroditas e o que mais a biologia possa descobrir- não sou bióloga para me aprofundar nisso :D) com essa diferenciação: macho e fêmea. O propósito crucial seria a procriação. [Gênesis. 1.27]
Tendo em vista essa ideia, com a queda e declínio do homem, passou-se a ver a mulher como esse objeto de procriação, serviço e humilhação. No entanto, foi o próprio Jesus quem enxergou isso e passou a considerar a mulher como parte participativa da sociedade e como ser que merecia receber seu devido valor. Graças a ele, diversas mulheres são mencionadas nos evangelhos sendo agraciadas, assim como as que o seguiam. Duas dessas foram privilegiadas por serem as primeiras a vê-lo ressurrecto. [João 20. 12-14]
De fato, o machismo existe e cada vez mais vejo como é difícil para a maioria dos homens perceber isso. Seria bom  que lhes fosse permitido viver um dia como mulher, ao menos, para que pudessem saber de fato como é "ser mulher".


Um exemplo, que ocorreu comigo e me surpreendeu, foi que, anos atrás, sempre saía do trabalho acompanhada de um amigo. Do mesmo modo, como na minha área profissional a maioria sempre foi masculina, era costumeiro eu estar rodeada de rapazes. Achei impressionante como, se um dia  eu fazia os mesmos trajetos sozinha, eu ouvia cantadas, piadas e sim, violência verbal (mulher sofre isso quase todos os dias), muitas vezes durante todo meu  percurso.
Percebi que a presença de um homem é respeitada pelos outros de seu gênero. Mas basta a mulher estar só que entende-se que é licito falar o que quiser pra ela.



Poderia falar de muitas outras coisas situações que ocorrem comumente com mulheres, como a inferiorização, a predileção por capital erórico (quando uma mulher é tratada de forma exclusivamente especial só porque é mulher - não to falando de educação, mas de predileção maldosa ou mal intencionada) assédio sexual, e muito mais que as mulheres sofrem sim! Quero aproveitar para dizer que sou contra à mulher que usa disso para se favorecer.



Então vamos parar de falar mal da questão da violência contra a mulher como se fosse algo que não existe ou fosse ideologia marxista. Afinal, o cristianismo (como religião) está calçado em muito machismo se formos analisar, infelizmente, a despeito do que Cristo demonstrou. Cabe ressaltar que Cristo não era machista nem feminista. Também não era humanista, ele era pelo amor.
E o amor não é uma anarquia onde posso fazer o que me der na telha. O amor envolve respeito, renuncia, discernimento e justiça. E principalmente o amar a Deus com toda a nossa força, e ao próximo como a nós mesmos, nos faz nos colocar no lugar do outro e considerando-o superior. [Efésios 5. 21 - 28]

Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo.
Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja;
Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos.
Efésios 5:28-30

Resumindo: falar sobre a violência contra a mulher é um excelente tema de redação e deve ser explorado e pensado pôr todos, inclusive nas igrejas. Agora por em cheque se um homem nasce homem e uma mulher nasce mulher é de fato bastante tendencioso, como já disse. Basta ler todo o texto da Beauvoir  que ficarão claras as ideologias dela. Porém, não se pode esquecer que por um lado, nós mulheres somos sim induzidas a sermos menores, tentarmos menos, ousarmos menos e a usar o corpo como instrumento de reconhecimento. Aqui no Brasil então, o machismo se encontra nas capas das melhores revistas, e o tempo todo em nossa mídia onde ser "boazuda" e "facin" é mais valorizado que ser inteligente, ter opinião própria, entre outras coisas.

1 “Quando uma menina tenta liderar é frequentemente taxada de mandona” - Sheryl Sandberg, Diretora de Operações do Facebook, casada, mãe, e não feminista, como diz em seu livro "Faça acontecer"
Mas no fim, é pura filosofia e o aluno inteligente e de boa formação familiar e cujos valores a ele passados não foram deturpados, o que acredito que um lar verdadeiramente cristão pode assegurar, saberá fazer a diferenciação entre o certo e o errado, entre o que é filosofia de uma representante feminista e o que é a realidade. O ENEM não muda o país. A educação na escola também não muda a cabeça de ninguém, desde que se tenha um lar onde a verdade seja pregada, o amor real esteja presente e os pais sejam os verdadeiros doutrinadores e exemplos a seguir.
Se um jovem decide aceitar ideologias suspeitas, é bem possível que determinados assuntos nunca estiveram claros para ele ou jamais tenham sido avaliados ou discutidos. É importante falar sobre tudo nas escolas, contanto que seja de forma imparcial, sem pregar "verdades".
Lembro de minha professora de biologia da 7ª série que eu gostava bastante; ela dizia que era importante se masturbar, para que se conhecesse o próprio corpo. Inclusive tinha um livrinho já na minha época, há uns 10 ou 15 anos atrás, que ensinava como se masturbar e como fazer sexo. Nem por isso eu achei que aquilo era certo. Pois antes do livro, estava meus pais e a Bíblia e, mais ainda, o meu estreito relacionamento com Deus, desde pequena, o que me fazia julgar o que era bom ou não para mim.
As dúvidas surgem,, a curiosidade também, mas isso até a um adulto, não é mesmo? Mas a conclusão sempre será acertada se existir uma mente bem doutrinada.
Enfim. Espero mesmo que deixemos de fazer do facebook um turbilhão de informações rasas e saibamos discernir as coisas por conhecimento e interpretar um texto com entendimento e olhar crítico. Espero também que os homens abram os olhos e finalmente percebam que ser mulher as vezes é difícil sim, e que carregamos em nós um peso histórico de discriminações e rejeições. Que as feministas não emergiram a toa, mas vindas de uma era de forte opressão contra o gênero. Porém, ser mulher não nos faz piores ou melhores, pelo contrario, mostra que somos iguais perante Deus e devemos então o ser também perante a sociedade. Ser uma mulher livre não me torna menos feminina, menos cuidadora, adjutora  (pois foi esse o plano de Deus, e não simplesmente procriar - afinal foi dito a ambos que procriassem e não só à fêmea). Me torna um ser tão especial quanto o homem e que, por suas diferenças, devem se completar, se unir e se amar, e assim construir uma sociedade sem acepções e sem inverdades que ferem o que existe de mais importante no mundo: a família.
Homens vocês são especiais e também sofrem os males da sombra de machismo que predomina nossa história. Sejam diferentes sendo homens que honrem e respeitem todas as mulheres.
Mulheres, nós somos especiais e apesar de sofrermos muito com milênios de discriminação e subjugo, temos hoje, principalmente no Brasil, a chance de fazermos a diferença sendo mais que belas e cheirosas, mas firmes, inteligentes e ousadas para o bem, respeitando e amando os homens.

É isso... :).. Que o nosso amor aumente.... e o conhecimento também.

byPIU



Nenhum comentário: