quarta-feira, 25 de maio de 2016

Desistir é para sempre...

Amar é estar sempre vulnerável ¹. Esta frase é do C.S. Lewis, famoso escritor de "As crônicas de Nárnia".

Eu amo essa frase e o texto em que ela aparece. Lewis fala, em outras palavras, que é impossível amar e não sofrer, tampouco é impossível não amar e ser feliz. É de fato muito interessante esta reflexão. Ainda mais nos dias de hoje onde o ato de amar é tão mal compreendido e nos é ensinado que devemos ser felizes acima de tudo.
O amor que buscamos e ao qual estamos acostumados é deveras egoísta e por vezes erramos quando tentamos nos desvencilhar dos sofrimentos e intempéries do verdadeiro amor e desistimos deste nos momentos em que lhe seriam acrescidas fundações de maturidade.
Acredito que o amor verdadeiro é aquele que tudo tudo crê e tudo suporta. Não é cego, mas não é desconfiado, não suspeita o mal. Não é tolo mas é sábio e paciente.

Não falo apenas de amores homem-mulher, mas em todo relacionamento onde esse sentimento é necessário. Amizades, pais e filhos, irmãos...
Mas o quão sofrível é sofrer por amor. Ainda mais no que tange a romances, por vezes é nos dada a injeção letal da "desesperança". Como aqueles espiões de filmes de guerra, guardamos debaixo da língua uma cápsula de cianureto para que, tão logo sejamos magoados, a mordamos e assim, o veneno mortal seja liberado impedindo-nos de sofrer.

Mas, afinal, não há outro jeito. Temos que sofrer. E que bom. Graças a Deus pelos sofrimentos, bem dizia o apóstolo Paulo³. Pois ele sabia bem o valor de cada situação da vida.
Seja ela qual for, não temos que desistir. Temos que continuar. Há um propósito para cada coisa. E se não passarmos além da dor, como atravessaremos o Bojador ²? Como dizia Fernando Pessoa, tudo vale a pena quando a alma não é pequena.

A vida tem seus encalços e percalços mas há nela também campos planos onde poderemos exercitar as lições aprendidas e, fortalecidos pelos dessabores, caminharmos rumo  ao objetivo final. Seja em qualquer área da vida.

Não tem como viver sem sofrer. Nem há como amar sem chorar. Também não há como conquistar sem lutar. E nem há como alguém que não desiste perder. Ser feliz é desfrutar cada delicioso momento da vida, buscando renovar os sonhos e as forças abatidas. Confiando Naquele que tem tudo sob o controle de suas mãos.
Sem pânico do futuro. Sem medo do "não vou conseguir". Sem dar confiança pro medo, arrisque! Ame! Sonhe! Monte estratégias e voe ao encontro dos seu objetivos, sem deixar de apreciar o presente. Ter esperança sem desperdiçar o agora. Sonhar com os pés fincados no chão. Dar lugar ás emoções sem se perder nelas.

Amar é sempre ser vulnerável, sonhar é correr o risco de parecer tolo. Mas desistir com certeza é deixar de viver.

Deixo abaixo as referências..

1. "Amar é sempre ser vulnerável. Ame qualquer coisa e certamente seu coração vai doer e talvez se partir. Se quiser ter a certeza de mantê-lo intacto, você não deve entregá-lo a ninguém, nem mesmo a um animal. Envolva-o cuidadosamente em seus hobbies e pequenos luxos, evite qualquer envolvimento, guarde o na segurança do esquife de seu egoísmo. Mas nesse esquife – seguro, sem movimento, sem ar - ele vai mudar. Ele não vai se partir – vai tornar-se indestrutível, impenetrável, irredimível. A alternativa a uma tragédia ou pelo menos ao risco de uma tragédia é a condenação. O único lugar além do céu onde se pode estar perfeitamente a salvo de todos os riscos e pertubações do amor é o inferno." (C. S. Lewis - trecho do livro "Os quatro amores")

2. Mar Portuguez
Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!
Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.
--------------Fernando Pessoa


3. Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade.Tudo posso naquele que me fortalece.
Filipenses 4:12,13



Nenhum comentário: