segunda-feira, 22 de agosto de 2016

A Onda de Super Heróis - A Redenção

Então, tempos atrás fiz uma postagem onde falava sobre o enredo do último filme do X-Men.  Veja aqui para recapitular.

!!! Contém alguns SPOILERS !!!

Hoje, eu assisti ao filme, (sim, não vi no cinema) no aconchego da minha casa. O que tenho a dizer? É apenas um filme de super-heróis. E é muito legal. Incrível como o trailer é muito mais ousado no quesito "Deus" do que o filme. No filme fica muito claro que o "Apocalipse" é apenas egocêntrico e não um deus. O Apocalipse também é muito mais assustador no trailler e nas fotos, como exponho abaixo. Pra mim o show fica por conta dos atores Michael Fassbender (Magneto) e James MacAvoy (que na minha opinião é um Charles Xavier muito melhor que o anterior, Patrick Stewart). Amo a atuação desses dois, e é claro, nossa querida Mística interpretada lindamente pela Jennifer Lawrence!


No entanto, nas entrelinhas, percebe-se algumas mensagens críticas a respeito da religião, conceito de deus, etc. Nesses filmes, como na maioria deles, a figura divina não passa de uma interjeição, sendo sua presença e ação desnecessárias.
Neste, porém, vemos várias citações, como quando um dos personagens está orando a Deus antes de iniciar sua missão (Kurt - Noturno). Seria uma menção à existência de um verdadeiro deus que poderia ajudá-los de fato, ou apenas mais uma demonstração de que a fé é a penas uma força criada pela necessidade do próprio homem? Acredito na segunda opção.
O tempo todo temos pequenos e sutis confrontos ao Deus que conhecemos ou ao conceito de religião. No entanto, o filme é muito legal, um dos melhores dos X-Men e, pra quem gosta do estilo, vale assistir, guardadas as devidas atenções críticas a essas menções.

Por outro lado, a Marvel em uma de suas séries de TV, acabou me surpreendendo com uma cena que, na minha interpretação, é quase evangelística! Aconteceu no último episodio da 3ª temporada dos "Agentes da Shield". O vilão COLMEIA, que nada mais é que um parasita alienígena que se apodera do corpo de quem ele bem entende, com poderes sobrenaturais pretende dominar o mundo, sendo a história é bem similar a do X-Men - Apocalipse, pois se trata também de um ser que se intitula líder dos mutantes (que no caso dos agents da shields sãos os inumanos) por ser de fato mais poderoso. Mas ao longo da trama, descobre-se que a Sky na verdade é mais poderosa e é a única capaz de derrotá-lo. Disposta a se sacrificar para salvar a equipe, é impedida por seu namorado Lincoln, também inumano e é aí que o paralelo com Cristo acontece.

Nos meados da temporada, Sky tem uma visão sobre um dos agentes que morreria e, na visão, ela vê um crucifixo levitando no ar enquanto uma das naves da Shield se desintegra no espaço.
Durante o episodio final, uma das inumanas que é cristã, entrega o crucifixo ao Mack para que ele tenha mais fé e esperança na luta contra o mal.

No entanto, no meio dos acontecimentos, o crucifixo acaba parando dentro de um casaco que acaba sendo vestido pela Sky. Nos momentos finais, Lincoln decide assumir o lugar de Sky na tarefa de se sacrificar pelos colegas e fica com o crucifixo, e assim ele se lança no espaço junto com o COLMEIA.

Na cena enquanto eles estão sendo dispersados no espaço, o crucifixo finalmente aparece girando no ar, cumprindo-se então a visão da Sky.



A analogia acontece quando o COLMEIA comenta que ele estava se sacrificando por pessoas que nem ao menos mereciam, ao tempo em que o crucifixo girava. Uma equivalência clara ao sacrifício de Cristo por nós, mesmo sem merecermos. O personagem Linconl o tempo todo foi visto com desconfiança pelos seus colegas e justamente ele estava pronto para dar sua própria vida em favor dos amigos, ou seja, humilhado e desprestigiado como Jesus, salva a todos no final.
Realmente achei muito bonito e de fato a Marvel se redimiu aos meus olhos no que tange "falar sobre Deus" em seus seriado e filmes. :D

Poderia ressaltar também o primeiro filme dos vingadores (assisti novamente durante minhas férias) onde percebi o "testemunho" do Capitão América. Quando ele se prepara para atacar o Loki, a viúva negra (se não me falha a memória) o avisa para ter cuidado pois ele pensa que é Deus. O capitão, como todo bom americano cristão protestante, destaca "Para mim só existe um deus e ele não se parece nem um pouco com isso". Claro, a imagem norte-americana é latente neste personagem, mas é reconfortante quando um filme deixa claro que há um só Deus em que se acreditar, nem que seja apenas por algumas cenas. :)

Saindo do universo Marvel para o DC, Batman X Superman não poderia ficar de fora. Apesar de eu julgar um filme excelente, há diversas comparações do Superman com Cristo. Inclusive nas cenas finais, onde o corpo do homem de aço é baixado para junto à Lois e a Mulher Maravilha da maneira mais parecida com a retirada do corpo de Cristo da cruz possível. Sem falar nas conotações explicitas durante todo o filme. Mas pra quem assistiu aos outros longas do Superman, já está acostumado.


Interessante como a religião e a menção a Deus está presente em tudo, só ficarmos atentos. Ainda que não se pretenda, os filmes estão a falar de Deus, mencionando-o sutilmente, confrontando-o ou utilizando o tema para um pensamento crítico. Claro, infelizmente, nem todos os filmes possuem análises proveitosas ou relevantes, alguns realmente afrontam a pessoa de Cristo. 
Cabe a cada um analisar e filtrar o que é bom e o que vale a pena de fato assistir.

byPIU

Nenhum comentário: