quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Estar Satisfeito




Deus tem me ensinado a estar satisfeita. Em qualquer situação. Não tem sido fácil. O tempo todo eu me repreendo a não reclamar, não desanimar, não perder a fé e o foco. Os tempos são difíceis, crise no país (que existe sim e assola a todos), dinheiro contado, sonhos adiados. Talvez pra quem teve tempo e dinheiro e oportunidades antes dela culminar as coisas estejam um pouco menos doloridas. Talvez você ainda consiga viajar, ir a um show caro, eventos, até mesmo comprar um carro (que é um passivo sugador de dinheiro). Existem aqueles que tem que deixar de fazer essas regalias pra poder continuar a pagar a escola do filho, ou o plano de saúde ou manter o carro (neste caso, uma necessidade imprescindível para muitos) ou simplesmente manter uma alimentação minimamente saudável.
Mas pra algumas pessoas como eu, que estão emergindo na vida, se lançando ainda no mundo caótico do mercado de trabalho, que se viram recém formadas em pleno governo decadente onde a crise estava só dando seus sinais, os problema são ainda maiores.
Você, na casa dos 30 (não mais recém formado, pelo contrário, já caminha pra senioridade profissional), pensava que estaria já com sua casa própria, seu carro do ano, ao menos uma viajem ao exterior ou pelo menos ao redor do país feita e a poupança rendendo no banco. Mas, o que vemos são jovens que ainda tem que correr muito atrás, que ainda não estão na "idade do sucesso" porque isso lhes foi tirado. 
Então eles pensam "será que escolhi a área errada?", "será que devo empreender?", "o quê devo fazer?".
Meu conselho? Esperar. Aproveitar o momento pra focar, se reavaliar e estudar as tendencias do mercado. Quem tiver como, guardar reserva de dinheiro até o tempo oportuno.
A maioria dos empreendedores que tem surgido hoje é justamente por falta de emprego e recolocação no mercado. O governo não deveria, na minha opinião, se gabar tanto assim por nosso país ter grande número de empreendedores, pois isso é um indicador de crise econômica, desemprego e diminuição do trabalho formal.

Amo empreendedorismo, acho demais quem o faz e leio muito sobre isso. Mas é preciso entender que empreender está em tudo, não só em montar seu próprio negocio. Você pode empreender na tua carreira, estudando se especializando (sem atirar pra todo o lado, mas com um plano pessoal de carreira) e buscando oportunidades de aplicar seu conhecimento e inovar no seu local de trabalho.
Pode empreender como investidor imobiliário, ou em títulos públicos, etc. (Indico o livro "O Negócio do Século XXI - Guia do Pai Rico" que explica as várias formas de investimento a quem se interessar).

Empreender é fazer acontecer! Não importa quando, onde e como!

Voltando ao assunto da satisfação, é bem difícil em meio a tudo o que temos vivido em nossa nação, ficarmos quietos e  relaxar. As vezes dá mesmo vontade de chutar o pau da barraca. Mas é preciso respirar fundo e continuar a quebrar os muros, mantendo a paz mental. Mesmo porque saúde é importante e ficar descabelando-se e cabisbaixo é ruim demais pro coração. :)

Nos momentos em que fico com aquele desânimo básico, Deus tem me feito olhar pra trás, para o campo por onde tanto plantei e assim buscar a semeadura. Claro que para alguns, mudar a direção as vezes é o certo a fazer, mas isso não é a regra e é preciso planejamento em tudo, tanto pra quem corre como pra quem caminha.

Enquanto isso, estejamos satisfeitos com o hoje. Dinheiro ta curto? O sonho não foi conquistado? Relaxa. Pra tudo tem um tempo. Estejamos preparados para quando as oportunidades surgirem não nos pegar desprevenidos, mas jamais se precipite. Conheça seu tempo.

Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos.

byPIU

Nenhum comentário: