sábado, 22 de fevereiro de 2014

Óculos !!!

Como eu disse, quem quiser saber de mim, basta acessar aqui. Claro, ainda uso telefone, whats app e e-mail..hehe..
A novidade hoje é que fiz um óculos novo e resolvi ousar um pouco, me aventurando em um estilo um pouco alternativo.
Na verdade, a moda agora é tão retrô e tão intensa, dos mínimos acessórios as roupas mais necessárias, que os óculos não poderiam estar diferentes. Lindos, ousados, pine up, anos 60, anos 70, psicodélicos...
Está muito divertido escolher um óculos.
O ruim é que também terei que usar óculos escuros sempre, pois o oftalmologista detectou que estou com Pterigio, uma doença hereditária, que tende a surgir em climas tropicais, regiões litorâneas, o que é exatamente o meu quadro. Meus óculos escuros também são lindos, e adoro usá-los mas ter que usar até mesmo em dias nublados, devido ao vento, e evitar sair ao ar livre sem eles é um pouquinho chato Mas estou me adaptando. Também tenho que usar colírio por 60 dias.
Fora isso, é só curtir e intensificar ainda mais minhas leituras que estavam bastante prejudicadas.

Seguem então as minhas fotos de óculos novo. Escolhi a cor vermelho, pois atualmente é a cor que mais me toca! :)

Depois, veremos um pouco da história dos óculos, para quem se interessar.


HISTÓRIA DO ÓCULOS.

Origem da palavra:


Surgiu do termo ocularium, da Antiguidade Clássica.
Termo utilizado para designar os orifícios feitos nas armaduras das cabeças dos soldados e que os permitia enxergar.


Primeiro modelo de óculos


Este é o primeiro modelo de óculos de que se tem notícia.
Foi fabricada no século XVIII, mas o modelo era usado já na China desde 500 a.C.
Serviam apenas como acessório e segmentador social: era usado pela elite ou como sinal de que a pessoa tinha algum tipo de problema mental. Não tinham graus de lente.


Primeiras Lentes Corretivas
A partir do século I d.C é que apareceram as primeiras lentes corretivas, feitas com pedras semi-preciosas como o cristal de rocha, que eram cortados em finas camadas que se transformavam em lentes de aumento para perto. Isto só foi possível graças ao matemático árabe Alhazen, que, perto do ano 1000 d.C., formulou uma teoria sobre a incidência da luz sobre espelhos esféricos e sua ação no olho humano.

Modelos com aros


Em 1270, na Alemanha, foi criado o primeiro par de lentes com aros de ferro, unidos por rebites. Era semelhante a um compasso, e não possuía hastes.
Neste mesmo século, em Florença, foi criado um outro modelo que fez grande sucesso, concedendo aos italianos a fama ligada aos óculos. Somente dois ou três séculos depois, após muitas pesquisas, foi possível o desenvolvimento de óculos mais seguros e confortáveis.



Hastes Fixas

Somente no século 17 surgiram as hastes fixas para serem apoiadas nas orelhas.
O design dos óculos, foram ampliados com o uso do plástico e seus derivados, para a fabricação de armações, assim como o avanço da tecnologia na produção de lentes cada vez mais precisas, finas e leves.
No Brasil, os óculos surgiram na primeira metade do século XVI, com o processo de colonização portuguesa. Os religiosos, principalmente jesuítas, funcionários da Coroa portuguesa, colonos abastados e homens de letras”, conta Neto.


Utilidade Hoje



Podemos dizer, que os óculos são artefatos com grande valor para a qualidade de vida dos seres humanos. Possibilita o alcance da visão, o enxergar a vida. Imaginar a vida das pessoas sem a existência dos óculos é um exercício que pode nós mostrar o impacto que isto causaria na vida de tantos ao nosso redor.

fonte: http://www.centrodeolhoslondrina.com.br/historia.asp



Hoje os modelos são variados. Adorei o meu... TNG Eyewear.
Vamos cuidar da saúde dos olhos, gente!!!




Nenhum comentário: