quarta-feira, 4 de julho de 2007

Cuidados básicos com o pc..




Algumas dicas para conservar seu pc mais rápido e leve por mais tempo:


Evite comer ao computador. Farelos que possivelmente podem cair no teclado podem danificar as teclas.
Procure manter o gabinete, o teclado e o mouse sempre limpos com um limpador do tipo Veja, que pode ser aplicado com uma flanela levemente umedecida.
O monitor deve ser limpo apenas com pano úmido.
JAMAIS desligue o computador direto no estabilizador ou no botão “power” do gabinete. O disco rígido, mais conhecido como HD, é como um disco de vinil, e sua cabeça de leitura é extremamente sensível. Quando desligamos o computador abruptamente ou há uma queda de luz, essa cabeça pode arranhar a superfície do disco, que gira em alta velocidade. Isso gera futuros problemas como travamento, clusters danificados (áreas minúsculas do HD onde se armazenam os arquivos) e erros no sistema de arquivos.
Utilize um No-break para evitar esses desligamentos inesperados quando houver pics de luz. Esses aparelhos seguram o computador ligado por um tempo suficiente para que você o desligue corretamente.
Procure não sacudir o gabinete enquanto o computador estiver ligado. Isso também pode danificar o disco.
NÃO saia baixando tudo que ver pela frente! Antes de fazer um download, verifique se o site é confiável; verifique se as configurações do seu sistema e do seu hardware são compatíveis com o software que vai baixar..
CUIDADO ao compartilhar arquivos com outros usuários. Tenha certeza de que os pacotes não estão vindo com brindes indesejáveis (os vírus).
Só baixe o que realmente necessita e vai utilizar.
Ao fazer um download, procure primeiro salvar em uma pasta na sua raiz (C:). De preferência nomeie essa pasta com o titulo DOWNLOADS para que você possa ter o controle de seus arquivos.
Antes de instalar os softwares baixados, vá para sua pasta downloads e a escaneie com o antivírus. Depois que já tiver instalado o programa, é só deletar os arquivos de instalação da pasta download para não ocupar espaço desnecessário.
Organize suas pastas! Coloque nomes adequados para melhor identificação. Arrume-as por tipo de conteúdo. Evite armazenar o que não lhe será necessário. Espaço é sempre importante!
Ao desinstalar seus programas, JAMAIS os exclua diretamente da pasta. A não ser que ele possua um desinstalador, utilize sempre o painel de controle/ adicionar ou remover programas para executar essa ação.
Uma vez ao mês, faça uma faxina básica. Passe o scandisk, limpe sua lixeira, limpe seus documentos de acesso rápido no menu iniciar, limpe os seus cookies (cookies são aquelas lembranças dos sites que você visitou; por exemplo: você começa digitar o endereço do site na barra de endereços e o IE já lhe dá todo o endereço sem que você precise terminar a digitação) e históricos da Internet no seu Internet Explorer. Limpe também os arquivos temporários.
O Windows XP nos dá algumas vantagens. Crie seu login de administrador. Assim só você poderá instalar certos programas, excluí-los. Sendo administrador, você tem acesso a todos os arquivos dos demais usuários, mas eles não terão acesso aos seus, a não ser que você os compartilhe. Isso evita que qualquer pessoa “futuque” seu micro e não tenha os mesmos cuidados que você tem com ele.
Para compartilhar seus arquivos, basta colocá-los na pasta “Documentos Compartilhados” já existente no Windows. Pastas de imagens, de musica ou outros, por exemplo.
Se seu HD tiver duas partições (C: e D:, por exemplo) procure distribuir seus arquivos nas duas. Por exemplo: deixe a área D: só para os arquivos de vídeo, ou os arquivos de música, que ocupam um bom espaço em disco.
O Windows possui uma ferramenta chamada Windows Update. Esse software busca periodicamente por atualizações direto do site da Microsoft. Atualizações estas, importantíssimas para a segurança e bom desempenho de seu micro.
Quando o Windows Update acha uma atualização, aparece um escudo amarelo no lado direito da barra de tarefas. Ocasionalmente um balãozinho se abre apontando para esse escudo avisando que as atualizações já estão prontas “clique para baixar”. Você deve então clicar nesse escudo. Assim que você clicar, se abrirá uma janela com duas opções de instalação. SEMPRE escolha a opção EXPRESSA (recomendada) e deixe que o Windows faça o resto. Quando o sistema pedir para reiniciar, salve seus documentos e deixe que ele reinstart para que as atualizações entrem em vigor.
Uma vez por semana ou ao mês, passe o antivírus em seu computador. Nunca se sabe quando seremos atacados. Procure atualizá-lo sempre. Se seu antivírus já fizer isso automaticamente, menos um motivo para se preocupar.

LEMBRE-SE!

O computador é uma máquina como todas as outras e ainda não temos a tecnologia de inteligência artificial. Portanto, tudo o que ele faz ou deixa de fazer foi previamente programado ou provocado por ação externa. Por isso, não se aborreça com ele. Procure sempre uma resposta lógica para seus problemas.
O Windows é o sistema operacional mais popular do mundo. No entanto, é também o que mais gera erros e trava. Desse modo não se espante se, ainda assim, com todos esses cuidados, ele te surpreender com uma mensagem de erro ou se negar a trabalhar. A Microsoft vêm evoluindo a cada versão, mas ainda há muito que melhorar.
Todo HD deve ser formatado pelo menos uma vez ao ano. Procure alguém habilitado e peça para que faça um backup de seus arquivos e deixe seu HD novo em folha!
Um upgrade no hardware também é recomendado se você deseja rapidez.
E, é claro! Faça backups regulares de seus arquivos!

PIUSOFT
Priscila Vieira – Técnica em Informática.
Graduando em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá.

Nenhum comentário: